Hélder Barbalho já recebeu ordens diretas do Governo Federal para que as providências sejam tomadas na adequação as exigências das normas de segurança.
O Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), classificou 2 barragens no Estado do Pará com nota crítica de Alto Risco ou seja, todo cuidado é pouco.
Serra dos Carajás
As barragens são classificadas seguindo dois critérios: categoria de risco (CRI), associado à gestão, monitoramento e documentação e dano potencial associado ao meio ambiente, infraestrutura e populações próximas (DPA). Pela combinação entre categoria de risco e dano potencial associado, as barragens recebem uma classificação de “A” até “E”. Isso significa que uma barragem com baixo risco e baixo dano associado recebe a nota E, enquanto que uma com alto risco e alto dano recebe nota A.
Vitória do Xingu
Parauapebas
No fim de 2016, a Vale entregou à Prefeitura de Parauapebas o Plano de Atendimento a Emergência em Barragens de Mineração (Pabem).
Relatório da Agência Nacional de Águas (ANA), que considera dados de 2017, revelou que ao menos 45 barragens do Brasil estão vulneráveis e podem apresentar risco de rompimento. Este número é maior do que o anunciado no relatório anterior, com dados de 2016, quando os reservatórios preocupantes eram 25.
Exigir do Governo segurança nas barragens é a melhor prevenção!
Família Bolsonaro PA
Espero que no Pará não aconteça o que aconteceu em Mariana e Brumadinho. Só espero que não ocorra que ele faça seu trabalho direito.
CurtirCurtir