Novo diretor da Funai é general de origem indígena. Veja quem é.

O general do Exército Franklimberg Ribeiro de Freitas tomou posse nesta quinta-feira (17) como presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai). A nomeação dele saiu em edição extra do “Diário Oficial da União” na quarta-feira (16).

Veja o vídeo dele dançando com indígenas

Ele foi escolhido para o cargo pela ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, que ficou responsável pelo órgão quando o governo Jair Bolsonaro decidiu tirar a fundação das atribuições do Ministério da Justiça. Franklimberg assinou o termo de posse ao lado da ministra.
O genral já havia ocupado a presidência da Funai no governo do ex-presidente Michel Temer – entre maio de 2017 e abril de 2018. Na época, pediu demissão após pressão da bancada ruralista junto ao Palácio do Planalto.
Quando o nome do general ainda era cotado para o cargo, assessores de Damares afirmaram que, por ter origem indígena, Franklimberg teria o apoio de setores indígenas para comandar a fundação.
Segundo informações da Funai, Freitas já atuou na coordenação do parecer sobre projeto de lei que regulamenta o Estatuto dos Povos Indígenas e em ações contra a presença de madeireiros, garimpeiros e traficantes de drogas em terras indígenas. Ele também foi assessor parlamentar e de relações institucionais do Comando Militar da Amazônia (CMA).

Categorias Brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close