FSCMPA- Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará receberá certificação ONA Nível 2. O setor que mais se destacou foi a Farmácia.

Em 2017 a Santa Casa recebeu a Acreditação ONA 1, da Organização Nacional de Acreditação (ONA), entidade que atesta a excelência dos serviços de saúde no Brasil com foco na segurança do paciente. Em seus 367 anos,o Hospital entrou no contexto mundial de responsabilidade com as Metas do Milênio, ao fazer a opção por instituir uma cultura de segurança e respeito aos pacientes, reduzindo danos e mortes evitáveis. Com a Acreditação, a Santa Casa é o primeiro hospital de gestão pública a receber a certificação no Pará.

Neste mês de dezembro de 2018, a instituição foi recomendada ao Comitê de Certificação IQG para a Acreditação Plena, ONA Nível 2, destinada a instituições que, além de atenderem aos critérios de segurança, apresentam também gestão integrada, com processos ocorrendo de maneira fluida e com plena comunicação entre as atividades, além da melhoria na qualidade da assistência, com foco na segurança do paciente e gestão integrada. Nesta quarta-feira (19), às 9h, a instituição receberá a Certificação ONA Nível 2.

A presidente da Santa Casa, Rosangela Brandão Monteiro, destacou os três pilares das políticas que norteiam as estratégias da Santa Casa para obtenção dos resultados que levaram à Certificação. “O primeiro pilar é a valorização do servidor: o nosso compromisso de implementar essa política voltada para o cuidado com os servidores no aspecto de sua saúde, no aspecto técnico e comportamental, desenvolvendo-os enquanto líderes e protagonistas do fortalecimento de uma cultura de liderança. Constatamos que a estratégia de gestão de pessoas é, verdadeiramente, capaz de evidenciar o seu resultado no envolvimento, na proatividade, na autonomia, na responsabilidade, na conquista, na realização, na felicidade deles, e aproveito oportuno momento para agradecer a todos os funcionários que se empenharam nesta vitória em especial ao setor de farmácia, técnicos e farmacêuticos”, destacou a presidente.

Na Santa Casa 100% dos usuários são do Sistema Único de Saúde (SUS).

O que é a metodologia ONA?

A Organização Nacional de Acreditação (ONA) é uma entidade não governamental que certifica a qualidade dos serviços de saúde no Brasil, com foco na Segurança do Paciente. Tem como instrumento base de sua metodologia o Manual Brasileiro de Acreditação, aplicado pelo IQG para avaliação de instituições de saúde que buscam utilizar o processo para aprimorar seus serviços e alcançar a excelência. O processo de acreditação é voluntário, ou seja, é a organização, serviço ou programa da saúde que manifesta o interesse em ser avaliado.

A Santa Casa manifestou esse interesse, e contratou o IQG (INSTITUTO QUALISA DE GESTÃO), que é uma Instituição Acreditadora que tem como missão, disseminar os conceitos da gestão de qualidade no Brasil e na América Latina, sempre orientados pelo compromisso com a manutenção da competitividade e sustentabilidade nas Instituições Prestadores de serviços em Saúde. Essa certificação pode ocorrer em três níveis: Acreditado, Acreditado Pleno e Acreditado com Excelência.

Família Bolsonaro PA

(AGPA)

Anúncios
Categorias Sem categoria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close