Brasil soberano: pacto com a ONU sobre migrações será extinto

Relações Exteriores

BRASÍLIA — O futuro ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, afirmou nesta segunda-feira em seu perfil no Twitter que o Brasil não permanecerá no pacto global sobre migrações. A participação brasileira no Pacto Global para uma Migração Segura, Ordenada e Regular havia sido confirmada horas mais cedo durante a conferência que reuniu representantes de 164 países em Marrakech, no Marrocos.

Numa mensagem dividida em três partes, Araújo justificou sua decisão.

“A imigração é bem vinda, mas não deve ser indiscriminada. Tem de haver critérios para garantir a segurança tanto dos migrantes quanto dos cidadãos no país de destino. A imigração deve estar a serviço dos interesses nacionais e da coesão de cada sociedade”, escreveu, na rede social, o futuro chanceler. “O Governo Bolsonaro se desassociará do Pacto Global de Migração que está sendo lançado em Marraqueche, um instrumento inadequado para lidar com o problema. A imigração não deve ser tratada como questão global, mas sim de acordo com a realidade e a soberania de cada país.”

Araújo completou a mensagem afirmando que “O Brasil buscará um marco regulatório compatível com a realidade nacional e com o bem-estar de brasileiros e estrangeiros. No caso dos venezuelanos que fogem do regime Maduro, continuaremos a acolhê-los, mas o fundamental é trabalhar pela restauração da democracia na Venezuela.”

Pacto é alvo de críticas da direita

Acordado em julho na Assembleia Geral da ONU, o pacto não impõe obrigações legais aos Estados. Ainda assim, ele foi criticado por governos de direita e nacionalistas, sob a alegação de que põe em risco a soberania nacional. Além de Chile, Estados Unidos, Áustria, Austrália, Israel, Hungria, República Tcheca, Polônia, Eslováquia, Suíça, Bulgária, Bélgica, Itália, Letônia e República Dominicana renunciaram ao pacto ou expressaram reservas a ele.

FamíliaBolsonaroPA

(OGlobo)

Categorias Sem categoria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close